A SAÚDE E AS BENÇÃOS DE DEUS

 

Deus ainda nos abençoa hoje com curas milagrosas. Além disso também nos concede bênçãos financeiras, bênçãos emocio­nais, dons espirituais e outros milagres.

Certamente sabemos que não podemos proclamar nenhuma ga­rantia, excepto que Deus fará o que é melhor para nós a longo prazo.

Podemos só reclamar o direito de Lhe pedir o que quere­mos (Filipenses 4:6), e saber que recebemos bênçãos da parte

do nosso bom e sábio Pai do céu, ainda que as bênçãos nem sem­pre cheguem da forma que nós esperamos.

-- As vezes a resposta as nossas orações chega tão rápida como as pedimos, outras vezes chega depois de anos de oração persistente e outras vezes vem sem Lho pedirmos.

Deus preocupa-se connosco e sabe o que é bom e mau para nós, por isso temos que confiar Nele.

Alguns cristãos recebem bênçãos financeiras enormes,

mas isso não é o caso da maioria. Alguns recebem dons especta­culares. Isto não é o caso da maioria. Alguns experimentam curas milagrosas. Porém isto não é o caso da maioria. Os que estão fisicamente saudáveis devem estar agradecidos pela sua saúde e orar por sabedoria para utilizar a sua saúde de uma maneira que agrade a Deus. Porém aqueles que muitas vezes

estão doentes fazem muitas perguntas e talvez a mais impor­tante é porque Deus não os tem curado.

Pode acontecer que aqueles que continuam doentes sintam emoções não positivas, ao contrário dos que são curados. É na­tural que digam: Por quê eles e não eu ? Que têm feito eles

que eu não faça?

Um milagre para uma pessoal podia ser desalentador para outra, ou podia dar esperança. A pessoa doente podia pensar:

"O Deus que interveio nessa pessoa, por uma razão que eu não posso entender, podia intervir por mim. Ou talvez não o fará. Ele sabe o que é melhor e eu só tenho que confiar Nele. Pelo menos eu sei que Ele tem a habilidade e o poder de o fazer.

O mais importante quando esperamos em Deus, é a confiança. Caminhamos por fé e não por vista, e Deus actua por razoes

que não podemos ver. Podíamos pensar que urna cura imediata é

o melhor para nós, porém Deus tem uma perspectiva superior e' talvez nós não possamos entender a complexidade ou a importân­cia do que Deus está fazendo nas nossas vidas.

Com isto em mente, pensei que seria proveitoso discutir alguns pontos sobre a saúde.   _

Algumas pessoas têm perguntado se aconselhamos os doen­tes a serem ungidos pelos anciãos da igreja. Sim, fazemo-lo, seguindo as instruções do apóstolo Tiago 5:14-15, a qual nos diz: "Algum de vós está doente? Que chame os anciãos da igreja e orem por ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor. E a ora­ção de fé dará saúde ao doente, e o Senhor o levantará".

.      Por que devemos ungir com azeite? Não existe magia no

Azeite, corno é óbvio. É um símbolo. O azeite era um unguento médico naquele tempo (Lucas 10:34), e o ancião (representando

a igreja) usava urna pequena porção de azeite para simbolizar

a preocupação e o cuidado da igreja para com o doente, e espe­ramos que a oração do ancião seja a representação das orações que toda a igreja oferece por essa pessoa.

 

As ditas orações são oferecidas com fé, isto é, confiando

em que Deus fará o correcto e o melhor nesta situação.

Tais orações não se oferecem meramente com a intenção de obter o que nós queremos, na nossa limitada perspectiva. É urna expressão activa de nos pormos a nós mesmos e àqueles a quem

amamos, nas mãos do nosso misericordioso Deus, em quem confia­mos que permanecerá connosco, não importa que más as coisas possam parecer.

       Em certos momentos da história da igreja, as curas mila­grosas têm sido comuns. Noutros tempos, têm sido raras.

       Curiosamente, parece que os milagres são mais comuns

quando a nossa fé é débil, e menos comuns à medida que amadurecemos na fé e aprendemos a Confiar em Deus mais plenamente, parecendo que ternos menos evidência física da sua presença.

       "Acordai, Senhor! Por que dormis ? Despertai ! Não nos

rejeiteis continuamente! " (Salmos 44:24).

Não importa qual seja o nosso nível de maturidade, que quanta fé pensamos que ternos porque a nossa esperança está em Deus e demonstramos essa confiança quando pedimos ajuda aos anciãos, oramos com fé e confiamos em que Deus fará o que é correcto e bom para nós.

Alguns também perguntam se será falta de fé se recorrer_ mos aos medicamentos ou se nos submetermos a operações cirúrgi­cas. A resposta é não. Devemos dar-nos conta de que a medicina ou as operações são urna garantia para a saúde. Algumas pessoas que utilizam remédios não têm fé, enquanto que outras têm muita fé. A fé e a ciência médica não são duas opções contrárias.

A fé deve combinar-se com sabedoria enquanto usamos méto­dos sensatos que estejam dentro das nossas possibilidades. Não existe qualquer virtude espiritual em usar tratamentos "naturais" (que raramente são naturais), como se fossem tratamentos mais "espirituais" ou "fiéis" que as técnicas médicas convencionais.

As opções de tratamentos devem basear-se em muitos facto­res, incluindo possibilidades de êxito, qualidade do serviço e sentido comum.

       Deus não trabalha só mediante a intervenção sobrenatural.

Ele também trabalha continuamente mediante a sua criação.

       O teólogo Millard Erickson explica que Deus é transcendente

(diferente da criação) e imanente:

       O significado de transcendente é que Deus está presente e

activo dentro da criação e dentro da raça humana, mesmo naqueles membros que não crêem Nele nem lhe obedecem. A Sua influência está em toda a parte. A imanência significa que Deus faz muita da Sua obra mediante meios naturais. Ele não está restringido aos mila­gres. Ele ainda usa seres humanos não crentes corno Ciro, a quem Ele descreve corno seu "pastor", seu ungido (IsaÍas 44:28; 45:1). Ele usa a tecnologia, a destreza humana e o ensino.

"Deus não está limitado a trabalhar em forma directa para cumprir o seu propósito. Entretanto é óbvio que quando a gente ora e urna cura milagrosa ocorre, é obra de Deus e também é obra Sua quando por aplicação de conhecimento e destreza médica, um médico pode restabelecer a saúde do paciente.

A medicina é parte da revelação geral de Deus e o trabalho de um médico é um canal da actividade de Deus. Deus intervêm providencialmente tanto mediante a cura por um médico corno numa cura milagrosa" (Introducinq Christian Doctrine - pags. 76-77).

 

 

Deste modo recomendo aos doentes que consultem um médico que procurem informação e que busquem uma segunda opinião se f necessário, e especialmente; que confiem com fé na sabedoria de Deus.

 

o significado da vida encontra-se Nele, não na saúde física na medicina, nas operações ou nas curas milagrosas. Devemos ser

Mais cuidadosos com os corpos que Ele nos deu, e devemos tomar decisões sábias quanto ao que devemos fazer com o nosso corpo_ Eis aqui uma terceira pergunta: Qual é a teologia da cura

        O que dá a Deus o "direito" de intervir no nosso ciclo de vida

          Vejo um fundamento duplo para a Sua obra de cura nas nossas vidas: a criação e a redenção. Ele pode intervir na natureza

    porque Ele próprio a criou  porque Ele a redimiu mediante a

    morte de seu Filho.

Paulo escreve: "Porque Deus achou por bem estar totalmente presente no seu Filho, e também, por meio dele, reconciliar cc sigo todo o universo, tanto sobre a terra como nos céus" (Cole senses 1:19-20).

          Mediante Cristo, Deus redimiu toda a criação, apesar do

pecado ter corrompido a criação, Deus a redimiu (Rom. 8:19-23)

A criação pertence a Ele e Ele pode fazer com ela o que entender. Pode trabalhar mediante processos naturais ou pode intervir de maneira sobrenatural.

Porém não vemos ainda a libertação prometida para toda a criação (Rom. 8:21), nem tão pouco vemos a redenção dos nossos corpos (v.23). Isto acontecerá quando Cristo regresse, porém

por agora, vivemos num mundo que está em escravidão e em corru pção. Vemos um conflito entre a realidade presente e a promessa de Cristo. Aí é onde entra a fé, e como declara o livro de Heb 11, a fé significa crer em realidades que todavia não vemos.

          Necessitamos de mais fé para confiar em Deus quando não

somos curados.

Quando recebemos o que esperamos, isso é visível porque está no 5mbito visual, não no da fé. A verdadeira fé olha para o futuro e confia em Deus, sejamos ou não curados.

Deus porém cura em formas milagrosas. Uma cura milagrosa é como uma incursão no futuro, trazendo-nos uma amostra da re­denção que Cristo alcançou na cruz. Mas é só uma amostra, porque os nossos corpos futuros serão muito melhores que qualquer coisa que conhecemos nesta era.

Os milagres devem aumentar a nossa fé em Deus e a nossa confiança Nele. A fé significa confiar em Deus mesmo que não aconteçam milagres. Deus fará o correcto para nós.

Temos recursos à nossa disposição e Ele espera que os usemos sabiamente, não importa o que façamos; o que temos é de confiar Nele.

 

Joseph Tkach

 

u /.